quinta-feira, 14 de junho de 2012

тαиqυєร dα ρяiмєiяα Gυєяяα мυиdiαl, αร мáqυiиαร dє dєรтяυiçãσ

Considerados um dos mais potentes instrumentos de guerra contemporâneos, os tanques são utilizados desde a Primeira Guerra Mundial. Naquele tempo, a tensão política e o revanchismo entre as nações imperialistas abriram portas para o desenvolvimento de tecnologias de combate nunca antes observadas. A princípio, os tanques de guerra foram chamados pelos ingleses apenas como “tanks”, para que as nações inimigas não soubessem do potencial de destruição da tecnologia empregada nesse tipo de arma.
 Uma das mais notórias vantagens contidas no uso dos tanques é a possibilidade de se atravessar territórios extremamente acidentados, atirar nas tropas inimigas e transportar vários soldados em segurança, tudo isso ao mesmo tempo. Contudo, até que todas essas vantagens fossem satisfatoriamente atendidas, os tanques ainda davam um enorme trabalho. Falhas mecânicas, o atolamento em terrenos movediços e a lentidão do carro eram as limitações mais comuns desta arma.
Veja algumas informações e imagens dessas máquinas:

O A7V foi o único tanque alemão produzido durante a Primeira Guerra Mundial. Seu desenvolvimento ocorreu somente no final da guerra e devido ao pequeno número de unidades produzidas ele teve pouca influência no curso do conflito.

O Fiat 2000 foi um tanque pesado do exército italiano de uso na Primeira Guerra Mundial, tinha um design considerado avançado para época.

Os tanques Mark I a Mark V, fazem parte de uma família de veículos que viria a revolucionar a guerra e a condicionar a decisão da vitória no campo de batalha a partir do final da Primeira Guerra Mundial até aos nossos dias. 

O Renault FT-17 foi um dos primeiros carros de combate fabricados no mundo.
Projetado e fabricado ao final da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), pesava apenas 6,5 toneladas e comportava dois tripulantes. A sua torre, com giro de 360 graus, tornou-se padrão em quase todos os tanques que vieram depois.
Foi o primeiro tanque do Exército Brasileiro, em uso na Companhia de Carros de Assalto, sob o comando de José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, em 1921. Exemplares encontra-se em exposição permanente no Museu Militar Conde de Linhares, no Rio de Janeiro, na Academia Miliatar das Agulhas Negras - AMAN em Resende- RJ. Outro exemplar encontra-se em processo de restauro no quartel do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado na cidade de Pirassununga.
Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, os britânicos se tornaram os primeiros a utilizar tanques em combate, na batalha de Somme, na França. Dos 32 veículos no front, nove conseguiram atravessar as "terras de ninguém" - regiões entre as trincheiras dos exércitos - e avançar sobre as linhas de defesa alemãs. E não foi o fogo germânico que deteve os outros 23. Eles quebraram no meio do caminho! "Na atualidade, a tecnologia transformou o aspecto técnico dos carros de combate, fazendo deles um sonho para os entusiastas. Mas isso não esconde sua única finalidade: trazer morte e destruição", diz o estudante Edgar Lira (17).


E, hoje como estão os tanques de guerra mais poderosos do mundo?


Conheça o M1A1 ABRAMS, um blindado de ataque usado pelos melhores exércitos do mundo. É considerado o mais moderno pois não inventaram uma arma nem canhão capaz de ultrapassar sua blindagem. Confira imagens!


                         


Esse aí em baixo é o MERKAVA MARK 4

O Tanque de Israel. Considerado o tanque mais seguro do mundo para se estar. Esse gigante de 65 toneladas possui um canhão de alma lisa de 120mm, e é a versão mais moderna da série Merkava de Israel de produção própria.


Olha aê o K2 BLACK PANTHER

Esse tanque é construído pela Hyundai para a coréia do sul. É considerado o mais avançado tanque do mundo. Também é o mais caro. Possui um motor de 1500 cv e mais um auxiliar de 400. O sistema de tiro é todo automatizado, o comandante seleciona os alvos na tela e simplesmente manda o tanque disparar. O municiador automático que permite até 15 disparos por minuto seleciona sozinho a munição apropriada para cada tipo de alvo e ataca. Dizem que enquanto isso o tanque deixa uma tela pra tripulação jogar um tretis durante o combate. Sua blindagem é muito inovadora e conta com camadas de NERA. 

Pois é, espero que tenham gostado...Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário