quinta-feira, 14 de junho de 2012

CATABUUUUUUUUUUM!!! Armas da Primeira Guerra

Armas usadas na 1° Guerra Mundial

Foi com o início da Primeira Guerra que a produção bélica começou a crescer em larga escala. Foi nessa guerra que começaram a ser utilizadas com intensidade as granadas, os morteiros e as metralhadoras leves.

Metralhadora Lewis



Era uma metralhadora ligeira e foi inventada pelo coronel americano Isaac Newton Lewis (é Lewis, viu? E não o Isaac cientista), em 1911. Além dela, ele inventou diversos artigos militares. Primeiramente, essa arma foi utilizada pelos belgas e britânicos e somente depois é que o Exército americano passou a usá-la. Essa metralhadora tinha muitas vantagens em relação às outras armas: era bem mais leve, possuía um baixo custo de produção e podia ser operada sozinha.

Ficha:

Peso: 12,7kg.
Ação: operada a gás.
Taxa de fogo: 550 tiros por minuto.



Granada de mão

Tornou-se um dos maiores símbolos da guerra e foi inventada em 1915, por William Mills. Foi usada, primeiramente, pelo Exército britânico. Ela tinha a possibilidade de ser arremessada pelo soldado ou ser lançada com a ajuda de um rifle. Ela foi usada pelo Exército da Inglaterra até 1972 e acredita-se que foram produzidas milhares de unidades dessa granada. Com o gatilho acionado, granada de mão explode em até 6 segundos. Mas calma só se o soldado fosse muito burro para isso explodir em sua mão veja o porquê:
1. O processo de detonação de uma granada de mão começa quando alguém retira o pino de segurança do artefato. Ele destrava o sistema mecânico que faz a arma explodir

2. Mas não basta só puxar o pino: para acionar a granada, o soldado precisa soltar também o gatilho, essa alavanca na parte externa. Para fazer isso, basta lançar a granada.



Ficha:

Carga Explosiva: baratol.
Peso: 0,45g.
Detonador: Tempo.
Delay: 7 segundos (posteriormente, esse tempo caiu para 4 segundos).







Morteiro Minenwefer


Era um morteiro criado na Alemanha para ser utilizado na infantaria, em 1916, junto com os morteiros maiores de 17 e 25cm. Ele tinha rodas que serviam apenas para que ele fosse transportado e, durante seu uso, elas eram retiradas. Causou muitos estragos, porque ele tinha maior poder de destruição do que os canhões; isso ocorria devido ao fato da trajetória do projétil ser em forma de parábola. Foi uma arma muito utilizada pelos alemães.

Ficha:

Peso do projétil: 4,6kg.
Taxa de fogo: 6 projéteis por minuto.
Velocidade: 90 metros por segundo.


Luger

Essa arma foi projetada pelo austríaco Georg Luger, no final do século XIX. Esse engenheiro criou uma pistola semiautomática, bastante utilizada pela Alemanha, no decorrer da Primeira Guerra. Muito utilizada pelos pilotos de aviões, era uma arma considerada confiável e bastante popular.

Ficha:

Peso; 0,87kg
Alimentação: Tambor com 8 cartuchos.
Calibre: 7,65mm a 9mm.


Fonte: http://primeira-guerra.info/mos/view/Armas_usadas_na_1%C2%B0_Guerra_Mundial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário